Sejam bem vindos ao blog da Fonoaudióloga Daniella Caropreso


Quero fazer deste espaço um lugar para trocarmos experiências, tirarmos dúvidas e fazer a comunicação chegar em locais jamais existidos.
Como fonoaudióloga esta é a minha intenção, fazer o conhecimento circular e antingir o maior número de pessoas possível.
Conto com voçês!!!

Entrem e deixem seus recados.



segunda-feira, 16 de abril de 2012

16 de Abril - Dia Mundial da Voz


A voz é o nosso mais poderoso instrumento de comunicação.
A Fonoaudiologia se une nacionalmente neste 16 de abril com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da voz humana, como prevenir desordens vocais além de orientar sobre os cuidados para uma voz saudável e eficiente.
Portanto: unam-se neste esforço conjunto pois: VOZ É VIDA
9º Colegiado do Conselho Regional de Fonoaudiologia 2ª região – SP agradece ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo testemunho e pelas palavras de apoio à nossa profissão e em especial ao Instituo Lula por disponibilizar o vídeo em anexo.
Qualquer dúvida, consulte um fonoaudiólogo!
Ouça o Ex-Presidente Luis Inácio Lula da Silva

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Lula e a Fonoaudiologia

Notícia postada pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia - Primeira Região

LULA E A FONOAUDIOLOGIA


Em recente entrevista a uma colunista da Band News, o presidente Lula disse que “perder a voz seria pior que morrer’

A publicidade da doença do ex-presidente da república colocou a Fonoaudiologia em evidência na mídia, a repercussão foi decorrente do tratamento um câncer na laringe.

Mesmo com a boa notícia recuperação de Lula, a imprensa pecou diversas vezes em relação à Fonoaudiologia.

A maioria das notícias deram a entender que o tratamento fonoaudiológico é apenas um coadjuvante na recuperação, o que não é verdade. É lamentável que mesmo após 30 anos de regulamentação da profissão, a ciência e atuação do fonoaudiólogo ainda sejam relegadas ao segundo plano.

A declaração do presidente Lula de preferir a voz em relação à sua vida mostra o quão importante é a comunicação humana, que é o objeto de estudo e trabalho da Fonoaudiologia. O que seria da vida de Lula com restrições vocais? E a do professor? E a do cantor? E a do jornalista? E a de qualquer cidadão comum?

Portanto, o tratamento realizado nesse caso especial do presidente é fundamental para o restabelecimento pleno de sua saúde. O responsável por esse tratamento é o fonoaudiólogo, que estuda cada caso e indica qual o melhor procedimento.

Sorte ao pleno restabelecimento da saúde do presidente Lula e respeito com a profissão do fonoaudiólogo.


“Pela importância de se comunicar bem”


CARLA MONTEIRO GIRODO
Fonoaudióloga - CRFa 1576-MG

Vice-Presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia


Fonte: www.fonosp.org.br


terça-feira, 3 de abril de 2012

2 de Abril - Dia Mundial do Autismo


Todo 2 de abril comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas), desde 2008, pedindo mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome "oficial" do autismo), cuja incidência em crianças é mais comum e maior do que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. No Brasil estima-se que tenhamos 2 milhões de autistas, mais da metada ainda sem diagnóstico.


O Brasil fez o maior evento de sua história para a data no ano passado (2011) em todos os Estados. E agora, em 2012, repete-se com ainda mais força, monumentos serão iluminados de azul na data, como o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro), a Ponte Estaiada, o Viaduto do Chá, o Monumento à Bandeira, a Fiesp e a Assembleia Legislativa (em São Paulo), a torre da Unisa do Gasômetro (em Porto Alegre), o prédio do Ministério da Saúde (em Brasília) e muitos outros locais (veja a lista completa emhttp://RevistaAutismo.com.br/DiaMundial.

No mundo estarão iluminados também vários cartões-postais, como o Empire State Building (nos Estados Unidos), a CN Tower (no Canadá) entre outros — é o movimento mundial chamado "Light It Up Blue", iniciado pelos estadunidenses.

O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina. A ideia é iluminar pontos importantes do planeta na cor azul para chamar a atenção da sociedade, poder falar sobre autismo e levantar a discussão a respeito dessa complexa síndrome.

O logo brasileiro do "Dia A", adaptado pelo publicitário Martim Fanucchi sobre a arte do logo oficial, assim como o cartaz e o vídeo da campanha estão disponíveis no siteRevistaAutismo.com.br/DiaMundial, página oficial do evento no Brasil.

Martim é editor de Arte da única revista a respeito dessa síndrome na América Latina, a Revista Autismo, uma publicação gratuita, sem fins lucrativos, feita por pais de autistas, que pode ser acessada íntegralmente no site citado, sem restrições.



Fonte: www.revistaautismo.com.br